Textos: Ezequiel 36. 26-27

É maravilhoso, é esplêndido e magnífico pensar que temos um Deus totalmente diferente de nós: vingativos, impiedosos, calculistas, indiferentes, intolerantes e desafetuosos. Temos um Deus especialmente misericordioso, sensível, compassivo, longânimo, benigno, amoroso, perdoador, justo e sempre disposto a nos conceder uma segunda chance para acertar. Ai de nós, se o Todo-Poderoso não fosse e não tivesse como emblema o “Recomeçar de novo”. É por isso que a doutrina da restauração é sumamente importante para o bem estar, para a vitória dos redimidos em Cristo Jesus.

Avaliemos alguns aspectos deste recomeçar em Deus:

01 – A Dimensão Latente – a cura das tendências inatas humanas (Versículo 26b):

1.1 – Significa Deus erradicando a natureza e sua força pecaminosa;

1.2 – Significa Deus estruturando pensamentos e desejos saudáveis, puros e límpidos

1.3 – Significa Deus impelindo-nos às coisas santas, justas – aquisição de uma nova consciência.

02 – A Dimensão Emocional – A cura dos sentimentos humanos (Versículo 26c):

2.1 – Significa Deus nos premiando com sentimentos nobres, tais como:

a) Amor – há um derramar de Deus em nosso interior;

b) Perdão – capacidade para esquecer, aceitar e restabelecer a aliança quebrada;

c) Ter esperança, fidelidade e compaixão.

03 – A Dimensão Volitiva – A cura das escolhas erradas (Versículo 27)

3.1 – Significa Deus interagindo, persuadindo e convergindo em nós o caminho certo;

3.2 – Significa Deus gerando em nós a doçura em cumprir seus mandamentos e leis de forma suave e leve.

Conclusão: Temos que a concluir, portanto, que a restauração divina tem por exclusiva finalidade nos tornar filhos por herança eterna em Cristo. Cidadãos da mais alta estima no reino celestial, vencedores em quaisquer circunstâncias desta vida. Aleluia!

POR: Pr. Luiz Gustavo Garcia de Queiroz