A Juventude Cristã no Tempo do Fim

Texto Bíblico: II Timóteo 3.1-15

Todo começo exige, necessariamente, um fim. Começo, meio e fim faz parte da lógica e realidade humana. Assim, é natural que o fim de todas as coisas venha a ocorrer um dia.
Sabe-se que o ciclo da vida animal, vegetal e mineral obedece o inexorável caminho da tríade existencial da história: Início – Meio – Fim. É fato consumado que o fim acontecerá, ele virá um dia, a qualquer momento no relógio da história.

A bíblia afirma que todas as coisas hão de passar, que o fim virá e não tardará. O texto lido nos fornece uma gama de ensinos preciosos para a arte de se viver bem e ser vencedor no tempo do fim.

Paulo, preocupado com seu discípulo Timóteo, antes do seu martírio, dedica duas cartas para este. A primeira de natureza ministerial e administrativa. A segunda de vínculos afetivos e espirituais.

A partir do segundo capítulo, o apóstolo mostra-se continente e apreensivo pelos novos rumos que a história do fim estava sinalizando. Os perigos, tentações e ciladas dos fins dos tempos, fizeram com que Paulo, acendesse o “farol de alerta” para Timóteo, mostrando-lhe algumas verdades e fatos, quais sejam:

01. Características e realidades do fim dos dias (Tm 3.1-7):

• 1.1 – Dificuldades morais, éticas, espirituais e sociais;
  • 1.2 – comportamento leviano, irracional e efêmero.

02. Consequências no tempo do fim para aqueles que não tem compromisso com Deus (Tm 3.9-13):

•  2.1 – Julgamento e condenação divina (Vs. 9);
  • 2.2 – sofrimento, desencanto, desespero, fracasso, vazio de alma, perda de sentido da vida, crise existencial e perdição relacionamentos sociais (Vs. 13)

03. A moda/onda do Cristão no fim dos tempos (Tm 3.10,12,14,15):

3.1 – Preservar os valores do passado:

• a) Paulo chama a atenção de Timóteo para não negociar princípios – tu, porém indica outra alternativa – Ele podia ser diferente, fazer sua moda pessoal.

3.2 – Manter-se em aliança/fidelidade com os vínculos de sua vitória:

• a) Os problemas nunca foram: sociedade corrupta, ambiente hostil, inimigos do evangelho etc – “mas aquilo que queremos ser”;
  • b) Paulo admoesta seu “filho na fé” para lembrar-se de quem ele era:
  • “Timóteo você não é como todo mundo quer que você seja” – Você é único e diferente;
  • “Timóteo, você está acima, muito acima desta sociedade perversa”;
  • “Timóteo, você pode viver melhor que todos eles – você tem história espiritual, compromisso com Deus, com a família, com a Palavra de Deus, com a oração e com a igreja”

Conclusão

Os privilégios são grandes no tempo do fim. Deus espera e conta com sua juventude para fazer a diferença nos maus dias. Ser jovem e vencedor é surfar nas ondas das “veredas antigas”

Assembleia de Deus Ágape do Brasil