A Trajetória do Discipulado Cristão Parte 2

Texto Bíblico: Jo 1.35; Lc 5.21-26; Lc 6.1-5

Creio, firmemente, que a igreja de Jesus carece vivenciar o pleno Evangelho nos dias atuais. É preciso confiar mais; é imperativo que sejamos uma família autêntica, onde o interesse de um deve ser o de todos; onde o sofrimento de um também deve ser recíproco a todos. De forma que se um membro padece, todos padecem com ele; por outro lado, se um membro se alegra, todos se alegram com ele… Isto é família!

Todavia, os caminhos de retorno aos imperativos da Bíblia não são fáceis. A igreja começa com discipulado. Mas o que é discípulo? É alguém comprometido a obedecer, submeter-se a uma liderança, ter um coração ensinável, acatar com humildade a disciplina e correção dos seus superiores. Que sonho magnífico! Será isto possível?!

Somente o vínculo fraternal entre os discípulos poderão atingir o alvo maior – o amor a Deus e aos irmãos.

I – Envolve um Encontro Pessoal com Jesus – Jo 1.35

João e André tiveram um encontro pessoal com Jesus, haja vista que Jesus preenchia o coração deles. Certamente, após esse encontro suas vidas mudaram radicalmente, extensivamente e profundamente.

É impossível alguém ter um encontro pessoal com Jesus e não sofrer mudança no estilo de vida, na linguagem, no comportamento e no caráter. Assim, não devemos viver banalmente, futilmente, superficialmente, libertinamente, descuidadamente, indisciplinadamente e negligentemente. Portanto, precisamos de um ideal ou propósito de vida.

Jesus veio oferecer uma vida nova, diferente, vibrante, alegre, uma nova ordem de justiça e perdão. Necessitamos trazer Jesus para o coração e para a vida. Jesus é o nosso amigo verdadeiro e fiel. Jesus nos acompanha cotidianamente e controla todas as dimensões da nossa vida (física e existencial). Na vida, às vezes, só aprendemos a ser solidários na dor do outro quando sofremos. Envolver-se com a igreja e a religião é fácil mas envolver-se com a aflição dos aflitos é difícil e desafiador. Quem teve um encontro pessoal com jesus e o serve, recebe cem vezes mais (é a capacidade de amar mais, perdoar mais, solidarizar-se mais etc.). Quantos se matam, se anulam e se confinam por depressão, solidão, rejeição, abandono e desespero.

Jesus não é indiferente à nossa dor. Devemos levantar com Jesus, trabalhar com Jesus, dormir com Jesus, ouvir Sua opinião, buscar e seguir Seus conselhos… Jesus, único e incomparável, restaura a nossa dignidade de filhos de Deus. “Cristo em vós, a esperança da glória!”

II – Envolve a Cura Espiritual – Lc 5.21-26

É pecado pedir a cura divina? Não é pecado, nem feio. Porém, qual é mais importante, a cura física ou espiritual?

Só uma pessoa condenada sabe o valor do perdão e da liberdade. Devido o pecado, o homem nasce sob condenação e ele precisa saber que foi criado e codificado para a eternidade. É melhor sofrer hoje do que sofrer por toda a eternidade. Mesmo paralítico e pobre, aquele homem ia continuar vivendo. Por conseguinte, o perdão ou a cura do pecado é mais importante do que a cura física.

Jesus censurou e repreendeu os fariseus… Jesus mostra, por causa da Sua bondade e misericórdia, o Seu poder infinito. Sejamos gratos a Jesus, por não levar em conta a nossa ignorância, mesquinharia, insanidade, bobagem e apego àquilo que é momentâneo. Por isso, Jesus curou fisicamente o paralítico e perdoou os seus pecados.

Atentemos para a delicada e gentil ação de Jesus. A Bíblia afirma que o Senhor “faz infinitamente mais”. Ele é capaz de fazer absurdos para nos salvar e nos restaurar completamente (moral, emocional, espiritual, relacional e socialmente).

III – Envolve o Amor que Faz a Diferença – Lc 6.1-5

O amor acima de tudo. O amor é uma questão de sobrevivência e saúde social do homem, é uma questão de valores teológicos e psicológicos. O amor é essencial.

Jesus é Senhor de todas as situações… Em todas as regras da vida, limitações, na sociedade, na vida moral e emocional etc. Devo submeter tudo ao Senhor Jesus. Aqui começa um projeto de Deus para nossa intimidade. Os judeus não entenderam isso, ficando presos na formalidade. O amor está acima de tudo…]

O amor tem que prevalecer quando o filho erra, quando o amigo trai, quando o cônjuge pisa na bola etc. O amor supera tudo aquilo que nos envergonha.

É preciso contar tudo para Deus, ser transparente. Jesus nos propõe o amor vencendo todas as situações (vergonha, traição, roubo etc.) Cuidado com as regrinhas e teorias. Os nossos ritos são importantes, mas o amor é superior a tudo. Não carregue as pessoas nas costas, leve-os no coração. O amor manifestado por nós está acima de qualquer regra. Jesus é o princípio eterno e Senhor de tudo o que é sagrado para nós. Nada é mais importante que o amor. O amor quebra qualquer protocolo. O amor deve ser alto, profundo, largo e comprido.

O amor nos capacita a cumprirmos princípios, respeitar os direitos dos outros e jamais esquecer limites e deveres para vivenciar-mos relacionamentos saudáveis e equilibrados (com Deus, amigos, família, irmãos, etc.).