As Duas Verdades da Iminente Volta de Jesus

Texto Bíblico: Mateus 24.12

Às vezes indagamos em nosso coração: Por que Jesus ainda não voltou? Por que não sentimos mais o ardor e o entusiasmo pela Sua volta? O que está acontecendo conosco?

Será que Jesus vem mesmo? Estariam certos os defensores da teologia racionalista e simbólica a este respeito? Ou será que Jesus ainda está preparando sua igreja para o grande resgate? O versículo que acabamos de ler nos revela “As duas verdades da iminente volta de Jesus”.

1 – A Verdade Trágica – Verso 12a

1.1 – Iniquidade (tratar tudo naturalmente) sem limites nos últimos dias:

a – As múltiplas ações da carne: Exploração sexual em todos os níveis, prostituição infantil, indústria pornográfica, tráfico de mulheres, orgias sexuais e feminicídio (violência de gênero); Perversões sexuais;

b – O Pan-religiosismo atual: O ateísmo, a indiferença religiosa e o secularismo como agentes da indiferença de Deus; A explosão das seitas em suas mais variadas formas e corrupção generalizada; Os movimentos exotéricos e místicos como Nova Era etc.

1.2 – As paixões, sentimentos egoísticos em substituição ao amor:

a – Os artifícios modernos do pseudo amor: Aceitação e compreensão na simpatia; O distanciamento da empatia (fator de um vínculo genuinamente fraternal).

2 – A Verdade Gloriosa – Verso 12b

1 – A Preservação do Remanescente Fiel:

a – Que mantém a doçura, o entusiasmo, a alegria, a comunhão, o temor, a santidade a Deus e Sua palavra;

b – Que ainda confia, espera, depende, acredita e leva a sério tudo que provém de Deus;

c – Que ora e abençoa o próximo, exercita misericórdia e compaixão por aqueles que sofrem, contribui com alegria e reparte seu pão ao faminto, prioriza as coisas espirituais;

d – Leva em consideração seu comportamento verbal e não verbal, sua atitude ética, moral, social, afetiva e espiritual;

e – Que é perseverante, paciente na provação, possui compromisso de fidelidade, humildade e fé verdadeira – a fé em Jesus e no Seu evangelho é a única que salva, quem possui esta fé jamais trabalhará a vida apenas em termos de pensamentos lógicos-racionais, ouve tudo e filtra as baboseiras, as conversas fiadas e rejeita veementemente todo  o maligno processo de desconstrução da fé verdadeira, guarda só o que é proveitoso e agregador de valores à vida. Por isso, é preciso vigilância contínua para não cair nos laços das vozes envolventes, galanteadoras e convincentes, porém mortíferas. Só a voz do Espírito Santo é digna de crédito.

f – Atenta para as “Dimensões da Vinda de Jesus” – Mateus 24.45-51:

Servo feliz é aquele que tem real compromisso com Jesus – v45. Ele é fiel ao seu Deus e busca (persistentemente, conscientemente, prioritariamente e diligentemente) sempre o interesse do Reino de Deus (Governo de Deus).

Servo feliz é aquele que tem continência na dinâmica de sua vida com Deus – v45b; É sóbrio, inteligente e avassaladoramente vencedor.

O servo feliz é aquele que administra com inteligência e dinamismo – v4e, 47: o renovo e o amor pelo trabalho do Reino; a acuidade e justiça no trabalho do Senhor; os relacionamentos sociais e eclesiais.

g – Entende que para ser arrebatado é preciso moldar-se ao caráter de Cristo e ser humilde.

h – Entende que o crente que será arrebatado não se conforma com este mundo e sai para fora (eclesia significa sair para fora). O cristão autêntico recusa-se a moldar sua mente a este mundo.

i – Entende que é preciso não deixar de manter o contato vivo, dinâmico e prudente com o Espírito Santo, pois, é Ele, afinal, que nos apresentará ao noivo eterno (Jesus), por ocasião do arrebatamento.

Conclusão

Sabemos que alguma coisa irá acontecer a qualquer momento; sentimos que precisamos tomar uma atitude espiritual séria e decisiva; queremos sair do marasmo e da mesmice religiosa e ritualística – algo forte e poderoso está pulsando em nossas veias e artérias… o retumbar da aurora se aproxima velozmente – Aleluia!

Jesus está chegando!

Jesus vai voltar, convém se preparar!