Como Superar a Pressão da Necessidade

Texto Bíblico: Lucas 4.42-44

 

Necessidade é aquilo que é essencial, inevitável e indispensável. Há na existência humana um gigantesco número de necessidades… Ser ou não ser escravo das necessidades – eis a questão! Jamais devemos em virtude da pressão da necessidade agir com imprudência, imperícia ou negligência…

Assim, quem se deixa escravizar pela pressão da necessidade atrai desconfortos. Jesus, espetacularmente, sempre solidarizou-se na dor do outro, porém, nunca deixou-se escravizar pela pressão da necessidade. Jesus desceu para Cafarnaum, encontrou um homem possesso na sinagoga, foi para a casa de Pedro, curou sua sogra e muitos enfermos. Imaginemos toda a agitação de Jesus – Jesus estava com todo mundo no seu pé (um monte de pessoas doentes, perturbadas, pessoas desequilibradas, traumatizadas, desesperadas, aprisionadas, desorientadas etc). Jesus não se submeteu à pressão da necessidade. Quem é livre da pressão da necessidade aufere grandes benefícios e conta com o apoio de Deus. Vejamos:

I – Parando para Orar

Cedo Jesus sai para orar (esta é a receita). Jesus foi ouvir o Pai. Quem é que não sente necessidade de parar? Quem é que obedece e pára? A oração não pode ser um monólogo, mas um diálogo. Na oração eu devo atentar para o que é importante e jamais para o que é urgente. O Pai orientou Jesus a visitar outros lugares. Até Jesus sentiu a necessidade do silêncio. É preciso parar de falar como matraca, a fim de ouvir Deus. Quem segue a Jesus se sacrifica para ouvir e sair da roda da vida. Às vezes, é preciso ouvir de longe o barulho do mundo. O lugar deserto pode ser em qualquer lugar… Quem decide é você. Manter a intimidade com Deus é fundamental. A oração serve para relaxar, serve para fortalecer e serve para capacitar para um novo dia.

II – Parando para Buscar

Quem busca a Deus tem nervos sadios, emoções sadias, desejos sadios, pensamentos puros e límpidos, tem paz, tem esperança, tem vida, visão, direção certa, tem discernimento.

Amós 5.4 “… Buscai-me e vivei”; 5.6 “Buscai ao senhor e vivei para que não irrompa na casa de José como um fogo que a consuma, e não haja em Betel quem o apague”. A busca deve ser prioritária, contínua e consciente. É preciso acordar para a realidade enquanto há tempo – Não deixe tudo chegar no fundo do poço pela pressão da necessidade e tensões da vida. Desconsidere as pressões superficiais, fúteis e banais do mundo, do diabo, da carne e dos “amigos”.

III – Parando para se Refazer

Quem não pára é discípulo do ativismo. Só é discípulo de Jesus quem se retira para se restabelecer física, emocional e espiritualmente. Ninguém e nada parará aquele que experimentou “o pão vivo que desceu do céu” -> Motivação, entusiasmo, firmeza, disposição, fé e esperança (viva, segura, que não se desespera).

 

É preciso livrar-se dos pesos da vida e conscientizar-se que empatia não significa comprar a briga do outro, haja vista que cada um é dono do seu próprio destino. Você não é a continuidade do outro. Você é você e o outro é o outro. “Cada um dará conta de si mesmo a Deus”. Deus, sim, é a “necessidade das necessidades” – Abra-se para Deus e todas as necessidades serão supridas no tempo dEle (Deus).

Relaxe (descanse) diante da pressão, das necessidades… “Aquietai-vos e sabei que eu sou Deus”. Lembre-se: Quem segue a Jesus não pode ser discípulo do ativismo… Porque Cristo lhe fortalece, você pode administrar, controlar e superar a pressão de qualquer necessidade (familiar, social, pessoal, espiritual).

 

Por: Pr. Luiz Gustavo Garcia de Queiroz