Devido o Temor do Senhor o Justo se Desvia do Mal

Texto Bíblico: Provérbios 16.6

 

O Homem salvo tem um padrão de vida baseado no temor de Deus que o faz andar neste mundo com um procedimento exemplar e santo – II Co 5.17; Rm 8.9,10; Mt 5.16; I Pe 2.12.

I – Bases para se entender e praticar o temor de Deus – Pv 2.5

a) Buscar sabedoria de Deus e guardar a palavra com diligência – Pv 1.1-4. A palavra temor significa respeito, sentimento reverente, sentimento de impede a prática da injustiça.  A Bíblia afirma que “o temor do Senhor é o princípio da sabedoria”. A verdadeira sabedoria, por conseguinte, aproxima o homem de Deus ao invés de afastá-lo. Sl 111.10; Pv 9.10. Não há nenhum mal em se procurar o conhecimento, desde que não se exclua o temor do Senhor. Não há incompatibilidade entre o saber e o temor, porém, o verdadeiro sábio é o temente a Deus;

b) É digno de compaixão todo o aflito que teme ao Senhor. Jó 6.14. Ninguém deve ser açoitado, odiado, levado  a juízo, envergonhado, quando o temor do Senhor ainda está no seu coração. Uma pessoa só está realmente perdida, quando já não possui mais o temor de Deus – I Co 6.1-7;

c) Desprezar a inveja que é maligna e quem a possui não teme a Deus – Pv 23.17. A inveja é a podridão dos ossos – Pv 14.30. Há muitos crentes fracos que mal se mantém de pé cuja razão é que estão com os ossos podres. Oram, jejuam, pregam, falam etc, mas quando menos se espera, caem. São os ossos que sustentam o corpo e se estão podres… Cuidado irmãos. Gl 5.26;

O Temor do Senhor não habita num coração onde também habita a inveja; são inimigos irreconciliáveis. É obra da Carne. É tão grave quanto qualquer outro pecado. Nada se obtém pelo caminho da inveja, mas o que teme a Deus perseverará todo dia, nada lhe faltará. Gl 5.21; Tg 4.2; Pv 23.17; Sl 34.9.

d) Aborrecer o mal, a soberba, a arrogância, mal caminho – Pv 8.13 – Não é possível temer a Deus e amar o mal. É muito fácil conhecer o homem que teme a Deus. Jó temia a Deus e se desviava do mal;

Há muitos homens, até mesmo crentes, que temem mais o próprio mal do que a Deus. Não praticam certos pecados, porque estes lhe acarretariam certos dissabores… Não fumam, porque este vicio pode lhes causar câncer etc. Nunca pensam em Deus e na sua relação para com Ele diante do pecado. PERIGO! Tais pessoas um dia perderão o medo da polícia, a vergonha da sociedade e da família, o temor do câncer e praticarão os pecados que gostariam de praticá-los (poderão sofrer uma pane geral). Estão simplesmente mascarados e não convertidos. Não entrarão no céu e estão enganando a si próprios. Jó desviava-se do mal porque temia a Deus… Levar a Cruz de Cristo é deixar de praticar o que gostaria, não por medo, mas por temor e amor a Deus – Rm 13.10.

II – A Decadência da Vida Espiritual Consiste na Falta de Temor ao Senhor

a) Quem teme a Deus foge da mentira – Sl 47.2;

  1. Nos relacionamentos, nas manifestações espirituais, nas contribuições etc.

b) Quem teme a Deus tem vida irrepreensível – muitos fazem o que os ímpios  fazem… Sl 1; Rm 6;1-4; Ef 4.29; Ef 5.18.

Quem teme a Deus opõe-se ao pecado e anda na contra mão do mundo.

III – A Recompensa para Quem Teme a Deus:

a) Os ímpios abreviam sua existência – os pecadores são ceifados, na maioria das vezes pela morte prematuramente porque o salário do pecado é a morte – Jo 21.13.

b) Deus abençoa e protege a vida do justo – Sl 41.2; 91.16;

c) O justo é amado por Deus – Sl 146.8;

d) O justo tem a proteção e o cuidado de Deus – Pv 10.3,6,24; Sl 14.5; 31.15; 37.17.

 

Que trilhemos o caminho do temor e amor a Deus!

Por: Pr. Luiz Gustavo Garcia de Queiroz

Assembleia de Deus Ágape do Brasil