Frutificar na Longanimidade é Viver o Céu na Terra

Texto Bíblico: Gálatas 5/ Romanos 2.4

Introdução: Podemos entender a longanimidade como calma, paciência, esperar com tranquilidade. Ela não nasce com o homem, mas vem diretamente do Espírito Santo através do verdadeiro nascimento espiritual. Está ligada intimamente ao amor. Aliás, toda frutificação está profundamente ligada ao amor. A falta desta virtude tem trazido muitos problemas para a igreja, para os lares e para a sociedade. É por causa deste fruto do Espírito que o crente é provado, insultado e maltratado e ele não explode e nem fica com o seu sistema nervoso abalado. A palavra longânimo se origina de duas palavras: Longa mais ânimo e significa uma ira que está longe. Os dias atuais são muito agitados e provocadores. Imagine o trânsito de uma grande cidade, o corre-corre das fábricas, os problemas econômicos e sociais, as falsidades dos homens tudo quer roubar nossa tranquilidade no Senhor.

1. A longanimidade tem sua origem em Deus. Testificar esta verdade: Moisés (NM 14.18); Davi (SL 103.8); Paulo (RM 15.5); Espírito Santo (GL 5.22)

2. Recomendações à longanimidade:

2.1 – Paciência na oração (RM 12.2); Constante na pregação da Palavra (II TM 4.2).

2.2 – Frequente no exercício dos dons espirituais (2 CO 12.12) é melhor que ser valente (PV 6.32)

2.3 – Os santos precisam dela (AP 13.10). Deve ser cultivada até a vinda de Cristo (TG 5.7,8)

3. Exemplos de pessoas pacientes: Abraão (HB 6.15); Simeão (LC 2.25); Paulo (II TM 3.13); os profetas e Jó (TG 5.10,11)

4. Os resultados da longanimidade:

4.1 – Fortalecer e edificar o crente (CL 1.11/RM 5.3)

4.2 – Faz suportar as ofensas (EF 4.2)

4.3 – Traz esperança (RM 15.4)

4.4 – Resulta do amor (I CO 13.7)

4.5 – Traz entendimento (PV 14.29)

4.6 – Traz paz (PV 15.18)

4.7 – É conhecida na tribulação (RM 5.3)

4.8 – Faz esperar no Senhor (SL 40.1)

4.9 – Faz ouvir com paciência (AT 26.3)

5. Aplicações – Convém verificar se já temos este fruto:

5.1 – Nos lares – no lar é comum a impaciência. A comida atrasou, a roupa não foi lavada, os objetos estão fora do lugar… Surgem as gritarias e discussões, mas o padrão do crente é Efésios 4.31.

5.2 – No trabalho – a ganância pelo lucro, a falta de tempo para se fazer tudo que se precisa, a pressa, a improdutividade das pessoas. O padrão do crente é Efésios 4. 17,18.

5.3 – Na igreja – cantamos sempre: Preciosas são as horas na presença de Jesus – mas nem sempre temos paciência de permanecemos numa reunião mais demorada, num encontro. Quantos que por impaciência, precisam sair antes do encerramento, mas o padrão deve ser o Salmo 84.10

5.4 – Na tribulação – “Sede pacientes na tribulação – RM 12.12” O fato de ser crente não nos isenta de problemas, mas nos ajuda a nos colocarmos acima deles e esperarmos a hora certa de vencê-los, seus desesperos inúteis, suas lamúrias e choramingos.

POR: Pr. Luiz Gustavo Garcia de Queiroz