O Passo Seguinte

TEXTO BÍBLICO: Marcos 1.35-39

Certa feita, um ex-presidente norte-americano declarou ao ser indagado a respeito de uma obra que acabara de inaugurar: “Esta obra trará grandes benefícios à nossa nação, todavia já estou dando o passo seguinte”. Esta afirmativa revela que sua mente apontava para um futuro repleto de realizações e, portanto, devia administrar bem o tempo para alcançar suas metas. Seu desejo e disposição era mudar sempre de nível… Muitos ficam deslumbrados diante de pequenas realizações e acabam negligenciando a projeção de coisas novas e nobres – “O nobre projeta coisas nobres”

É preciso lembrar que “o tempo voa”. Daí a necessidade de mantermos em mente, com racionalidade, sensatez, diligência e equilíbrio o “passo seguinte”

I – É para Quem Prima pelo Planejamento.

“Quem não planeja, planeja falhar”.

A vida sem planejamento é desbotada e caótica. Quem planeja bem, colhe bem. O planejamento mantem alto nível de motivação e auxilia na superação de obstáculos. Deus é o maior e incomparável exemplo de quem sabe planejar bem. É necessário estabelecer metas pessoais, familiares, emocionais, profissionais e espirituais para vivenciar uma vida cheia de graça.

II – É para Quem Prima pela Perseverança

Perseverar é começar bem, continuar bem e terminar bem. Ser determinado é ser persistente, firme, resoluto e inquebrantável diante das dificuldades e desafios da existência humana. O determinado não se acocora ou se intimida pelas afrontas, ameaças ou turbulências. Quem é determinado acredita no Deus que move montanhas (o maior prazer de Deus é o de ser acreditado). Os resolutos amigos de Daniel asseveraram: “… o nosso Deus pode…”. Deus é fiel e justo para fazer “infinitamente mais”. Não se canse de fazer o bem, haja vista que “aquele que perseverar até o fim será salvo”. Dê agora o “passo seguinte” em direção a novas conquistas. Coração ao alto!

III – É para os Visionários – I Reis 17.11-12; Pv 29.18

Elias pediu pão a uma mulher que só tinha uma pequena porção de farinha. O visionário sempre enxerga além das circunstâncias. Tudo que você necessita para alçar altos voos e experienciar grandes colheitas está perto de você… Hagar abriu os olhos e viu a água que tanto precisava para mitigar a sede de Ismael (Deus não precisou criar nenhum poço especial). Dentro de uma década o mundo passará por uma gigantesca transformação devido o acelerado avanço tecnológico e científico mas, fatos incontraditáveis provam e comprovam, afirmam, reafirmam e confirmam que o homem sempre retroage na proporção inversa do progresso técnico e científico… Por isso, o passo seguinte é imprescindível para manter-se incluído e integrado a um mundo que se modifica constantemente. Neste momento, quem tem visão espiritual dos fatos é aguerrido, valente, destemido e ousado para desfraldar a bandeira do choque de integridade, ético, social, moral, familiar, espiritual (haja vista que somos bio-psico-social-religioso).

Sempre devemos dar o passo seguinte (sair da sonolência, comodismo, indiferença, indecisão, preguiça, conformismo, medos…) em direção à paz, à alegria, ao equilíbrio, à compreensão, à salvação e transformação dos homens (redenção espiritual, psíquica, espiritual e moral), apesar dos obstáculos e cumprimento das profecias bíblicas para os últimos dias.

Somente os visionários atentarão e não se intimidarão diante dessas verdades inquestionáveis. É mister olhar a vida do ponto de vista de Deus (devemos buscar o Seu conselho, ouvir Sua opinião e agradar-Lhe em tudo) para continuar dando o passo seguinte. Foi assim com Jesus; foi assim com os apóstolos; foi assim com a Igreja Primitiva.

Qual é o passo seguinte que você precisa dar? FAÇA ISSO AGORA!

A falta de visão atrai a inércia, que atrai o desânimo, que atrai o desespero, isto é, vida arruinada – Pv 29.18

O que você planeja fazer daqui a 4 anos, 1 ano, 5  anos ou 10 anos? Isto respeitando sempre a vontade de Deus…

Por: Pr. Luiz Gustavo Garcia de Queiroz