O que Modera os Seus Lábios é Prudente

Texto Bíblico: Provérbios 10.19

Para que você está usando a sua língua, para o bem ou para o mal? Quantas vezes usamos esta língua para falar mal dos nossos próprios irmãos. Quantos males tem cometido a língua que está sendo usada para o fuxico. Pode estragar vidas preciosas e arruinar almas que poderiam ser salvas. Deus quer que usemos a nossa língua para o bem… “Quem quer amar a vida e ver dias felizes refreie a sua língua do mal” – 1 Pedro 3.10; “…Amemos… de fato e de verdade” – I João 3.18

I – A Palavra de Deus nos Ensina Como Falar Agradavelmente ao Senhor.

A – Falar com Sabedoria – Provérbios 12.18

Há muitas pessoas que tropeçam no falar porque não possuem os necessários conhecimentos sobre os assuntos tratados. Falam do que não sabem. Outras não pensam nas consequências de suas palavras. Por isso, é necessário: ter língua branda (Provérbios 25.15); refrear a língua (Tiago 1.26; I Pedro 3.6)

B – Pôr o Senhor como Guarda dos Lábios – Salmos 141.3

Deus quer ser o Senhor de todo nosso ser, temos que entregar-nos sem reservas. Às vezes, ouvimos alguém dizer: “o meu coração pertence a Deus”. Porém, este coração é algo abstrato, inexistente, pois, ao verificarmos suas ações e palavras, não vemos nenhuma relação com “esse coração” de Deus.

1 – A boca que tem o Senhor por guarda:

a. Não fala palavras torpes – Efésios 5.4; 4.29;

b. Não se precipita no falar – Tiago 1.19;

c. Não fala mal dos outros – Tiago 4.11;

d. Evita os falatórios inúteis e profanos – II Timóteo 2.16; I Timóteo 6.20.

2 – Como deve ser a palavra do Crente:

a. De acordo com os oráculos de Deus – I Pedro 4.14;

b. Falar com salmos e hinos – Efésios 5.19, quando se reúne, ao invés de falar do irmão, honrá-lo;

c. Temperada – Colossenses 4.6

II – Seremos Julgados Pelas Nossas Palavras:

A – Jesus Cristo declarou: “Digo-vos que de toda palavra frívola que proferirem os homens, dela darão conta no dia de Juízo” – Mateus 12.36. Se esquecemos o que falamos, Deus não se esquece, pelo contrário, toda palavra dita aqui está sendo anotada por Deus;

B – Judas declarou que Deus exercerá juízo sobre todas as obras dos ímpios e sobre todas as palavras insolentes que ímpios e pecadores proferiram – Judas 15;

C – Os mentirosos terão como destino o lago de fogo, juntamente com o diabo – Apocalipse 21.8; 19.20; 20.10.

D – Consequências de nossas palavras aqui no mundo:

1 – Causa morte quando fala falsamente, usando a mentira. Por essa causa morreu o profeta moço. O profeta velho mentiu, ele creu que era verdade, sendo morto por um leão – I Reis 13. 18, 24.

2 – O Espírito Santo é afrontado quando um crente mente, principalmente com as coisas espirituais, como aconteceu com Ananias e Safira – Atos 5.3-10.

3 – O mentiroso será alvo do aborrecimento de Deus – Provérbios 6.16-17; 12.22.

4 – A língua mentirosa não prevalecerá por muito tempo – Provérbios 12.19.

5 – O mentiroso é filho do diabo. Ele já está julgado e seu fim é o lago de fogo eterno, juntamente com os seus filhos – João 8.44; Apocalipse 22.15. Por conseguinte, é impossível admitir um crente mentiroso. O crente segundo a Bíblia é filho de Deus; o mentiroso é filho do diabo. Não se pode seguir dois senhores… um dia a casa cai!

III – Recompensas para Quem Fala a Verdade e Guarda os Seus Lábios:

Falar a verdade, nada mais que a verdade

A verdade não pode ser passada “pela metade”. Sabemos que uma meia verdade é pior que uma mentira. O Evangelho não pode ser pregado pela metade. A Bíblia afirma e confirma que a mentira é pecado e quem mente desagrada a Deus. A mentira tem de ser exorcizada do nosso meio. Jesus declarou: “Seja a vossa palavra, sim sim ou não não, e o que passa disto, é procedência maligna. Que possamos falar a verdade o tempo todo, para que aquilo que nós pregamos seja, de fato, verdadeiro.” Cuidado irmãos! Meias verdades, são mentiras inteiras. A meia verdade afeta todas as relações interpessoais.

Casamento, trabalho, igreja, filhos, amigos, Deus… a meia verdade compromete a observância de princípios, respeito ao próximo, estabelecimento de limites, cumprimento de deveres e é altamente prejudicial à oração, consagração, autoridade e influência positiva sobre o próximo. “Se você já cansou de comer o pão que o diabo (pai da mentira) amassou, agora coma o Pão (Jesus Cristo verdadeiro) que amassou o diabo”

A – Como andar na verdade:

1 – Andando e servindo a Jesus – João 1.17; 8.32; 14.6.

2 – Sendo guiado pelo Espírito Santo estamos sempre na verdade – João 14.17; 15.26; 16.13

3 – Santificando na Palavra de Deus – João 17.17

4 – Não brincando com a mentira. A Bíblia nos fala que mentira nenhuma procede de Deus, ou da verdade. I João 3.18.

B – Resultados da verdade Há um provérbio popular que diz: “A verdade permanece até que a mentira chega”. A língua mentirosa exporá, mais cedo ou mais tarde, o seu dono ao vexame e à vergonha. A mulher samaritana confessou e não negou a Jesus o seu passado, vindo por isto e porque creu a receber o perdão e a graça salvadora de Jesus. A mesma língua usada para confessar a verdade sobre sua vida, serviu como instrumento para anunciar Jesus aos seus compatriotas – João 4.7-19; 28-30; 39-42. “A morte e a vida estão no poder da língua”. Guarda a língua do mal e evitarás a morte – Salmos 34.12-14.

IV – O Homem Regenerado Controla a sua Língua – Isaías 6.1-7; 15.23.

A – Quando a Palavra diz: “Tudo se fez novo”, inclui a língua também. A maneira do crente falar com seu irmão é completamente diferente da do ímpio. O crente fala com amor, bondade, respeito e cortesia – I Tessalonicenses 1.2-4; I João 4.7, não mente uns aos outros Colossenses 3.9. O ímpio fala com lábios de perversidade e mentiras – Salmos 31.18.

O mundo está cheio desses homens que vivem devorando uns aos outros por causa da língua – Romanos 3.12-13. Mas o homem de Deus, o justo, transformado e salvo alegra-se nas palavras de seus lábios porque a sua palavra é boa e falada a tempo – Provérbios 15.23; 25.11.

B – A palavra suave tanto conforta a alma como é a saúde para o corpo – Provérbios 16.24.

As palavras de Jesus são como bálsamo para aqueles que o amam – Mateus 5.1-12. A palavra suave dulcifica as amargas do coração e contribui para a saúde dos doentes e dos contristados – Isaías 38.1-6. A resposta branda desvia o furor – Provérbios 15.1.

Conclusão

Deus nos ajude a guardar nossos lábios de toda impureza, mentira, murmuração, bajulação, falsidade, precipitação, engano, hipocrisia, maledicência e amargura. Que seja nossa oração do salmista: “que as palavras dos meus lábios e o meditar do meu coração sejam agradáveis na tua presença, Senhor, Rocha minha e Redentor meu” – Salmos 19.14  AMÉM!

Por: Pr. Luiz Gustavo Garcia de Queiroz