Por que Choram as Famílias Brasileiras?

Texto Bíblico: Lc 7.11-13

Família: Conjunto de pessoas unidas pelos vínculos de parentesco. Os sociólogos estudam os agrupamentos humanos do ponto de vista científico, forjando as teorias de origem e evolução da família.  Para o conhecimento da ginástica verbal que fazem, basta ler Spencer, Morgan, Engels, Marcel Mauss e muitos outros. É a ciência em busca de estrutura.

A nós, povo da Bíblia, mesmo reconhecendo o valor de todos os ramos da ciência, atestamos também as suas deficiências, e o que nos interessa no caso da família, é ouvir a Palavra de Deus. A Bíblia nos apresenta “o começo das coisas”, a criação dos mundos e a origem da família.

Deus criou o homem; formou a mulher; deu origem ao lar para dele fazer evoluir a sociedade. A tradição cristã, com base nas Escrituras, tem a família em alto apreço, visto que ela exerce importante papel na história da Redenção e como estrutura a sociedade.

Vejamos algumas razões: porque é a matriz (original, inspiradora) da própria sociedade; porque é a própria existência da sociedade e porque promove transformações sociais. Mas por que as famílias estão em crise e choram copiosamente?

1 – Elas Choram Porque Sofrem a Dor da Esperança Perdida:

1.1 – Quando depositaram sua confiança em seus representantes – políticos e os homens públicos;

1.2 – Quando confiaram na justiça, nos magistrados e nas instituições públicas do Estado.

2 – Elas Choram Porque Foram Abandonadas e Esquecidas pela Sociedade em Suas Necessidades Básicas de Sobrevivência Humana:

2.1 – Na realidade de oportunidades negadas em favor das classes dominantes;

2.2 – Na constatação de preconceitos e exploração do capital como elemento desagregador e alienante.

3 – Elas Choram Porque Desconhecem o Poder e o Amor de Deus em Suas Vidas, Apesar de:

3.1 – Serem pessoas religiosas e de boa índole;

3.2 – Serem praticantes das tradições humanistas e religiosas;

3.3 – Serem teístas (crédulos em Deus) e conhecedoras intelectuais da própria Bíblia.

4 – Elas Choram Porque Perderam o Vínculo Afetivo de Sua História Emocional, Por Isso:

4.1 – São pessimistas e vítimas do medo;

4.2 – São de auto estima prejudicada em suas relações pessoais e interpessoais;

4.3 – São alvos fáceis da neurose e psicose existencial (angústia e sofrimento do eu).

5 – Elas choram Porque Perderam a Consciência da Importância da Disciplina, Admoestação e Estabelecimento de Limites no Lar – Ef. 6.4

Nunca foi tão complicado e difícil educar filhos… vivemos uma época conturbada, cheia de “elementos surpresa” para influenciar, condicionar e destruir os valores morais, éticos e espirituais da família, vejamos alguns destes fatores nocivos aos lares:

• Os meios de comunicação corrompidos – um agente de alienação e formadores de desintegração moral (há muita coisa aproveitável, é claro);
  • O consumismo desvairado – a onda, a ideologia do ter = pressão para neurose econômica;
  • O liberalismo sócio-educacional – a realidade e as consequências nas escolas, nas ruas, na vizinhança e nas universidades;
  • Falta de espiritualidade, leitura e meditação bíblica e vida de oração nos lares – a influência cada vez maior do secularismo…

Entretanto, Paulo nos exorta que criemos nossos filhos:

5.1 – Na disciplina e admoestação do Senhor – princípios desta ética:

5.1.1 – Lar de Oração;

5.1.2 – Lar de Consagração

5.1.3 – Lar de Compreensão, Cordialidade, Respeito e Diálogo;

5.1.4 – Lar de Ternura e Afago = pais amorosos com os filhos;

5.1.5 – Lar de Harmonia e Comunhão.

Somente, amados leitores, com a vacina da Palavra de Deus, poderemos prevalecer e vivenciar vitórias fragorosas na educação e formação de nossos filhos. A tarefa é imensa, os desafios são enormes, porém o mesmo Deus de Josué ainda é conosco e podemos dizer: “Eu e minha casa serviremos ao Senhor”.

Conclusão:

A elevação ou decadência de um povo, de uma nação, de uma igreja, depende do lar. O lar temente a Deus e alicerçado na Sua Palavra, deve ser basicamente quatro coisas:

1. Uma igreja. Sim, uma igreja em miniatura, onde todos louvam e servem a Deus e são criados na doutrina e no temor do Senhor;
  2. Uma escola. No lar as crianças, desde a mais tenra idade, devem aprender os hábitos e maneiras que contribuirão decisivamente para a formação do seu caráter. A igreja e a pátria precisam de lares cristãos;
  3. Uma comunidade. No lar deve haver as melhores relações de amizade, plena solidariedade e cooperação entre todos os seus membros;
  4. Uma oficina. Num lar cristão e bem estabelecido, todos devem viver, trabalhar e descansar em união.

Por tudo que estamos vivendo ao nosso redor e em plena luz do dia; por tudo que acontece em nosso país; por tantas decepções e frustrações reinantes, acredito firmemente: vamos confiar mais naquele que jamais falhou e esperar por dias melhores (de lágrimas enxugadas e gritos de alegria) através dos oásis de livramentos e socorro bem presente da parte do Eterno.

O Kairós de Deus nunca falhou!

Por: Pr. Luiz Gustavo Garcia de Queiroz