Razões Porque é Preciso Satisfazer a Necessidade Imperiosa

Texto Bíblico: Lucas 9.22-26

Hoje há uma relativização de tudo… Relativizar é não tratar com seriedade e responsabilidade determinada situação (família, namoro, criação de filhos etc.) A necessidade imperiosa passou a ser algo desnecessário – eu posso deixar para depois. Arruma-se argumentos para não fazer o que é preciso. Deixa de fazer ou tratar relaxadamente o que é necessário pode resultar em grandes prejuízos, calamidades ou tragédias. É preciso corresponder bem com o que é necessário a fim de atrair consequências favoráveis. Devo ser coerente e responsável nas atitudes e compromissos assumidos…

Não se deve brincar com coisas sérias (vida espiritual, relacionamentos interpessoais, evangelho, tempo, influência, talentos, bens, autoridade, ministério). É preciso entender que tudo tem uma consequência ou colhemos o que plantamos… Jesus poderia ter deixado para depois a sua crucificação… Parece que o Pai fora cruel e implacável com Jesus, porém era imperiosamente necessário que Jesus consertasse o que estava errado e assumisse a traição do homem. Preciso da graça de Jesus para fazer o que é imperiosamente necessário…

I – Para não ser refém do quebra galho.

O carro estragou, não faça “gato”. É preciso libertar-se do jeitinho. Devo corresponder bem com o que é necessário no seguir após Jesus: buscar, orar, santificar, perdoar, por em ordem a vida (afetiva, familiar, financeira, espiritual), jamais moldar a mente a este mundo, nunca amoldar-se ao mundo (no aspecto físico, social e espiritual), sofrer o martírio de amar sem ser correspondido, de estabelecer limites sob protesto, de ser solidário diante da ingratidão, de corresponder sem ser correspondido, de não aceitar o errado como certo em meio a uma sociedade que perdeu o temor de Deus… Deixar para amanhã o que pode fazer hoje poderá ser tarde demais! É melhor prevenir do que remediar…

II – Para ver a Glória de Deus

Há uma conexão espetacular neste Evangelho – Jesus é o Cristo de Deus. Jesus fez o que era necessário e nós devemos fazer o mesmo – tomar a Cruz. Para o discípulo carregar a cruz, tem pelo menos, quatro dimensões: inclusão, paixão, rejeição, solidariedade. Esse carregar a Cruz envolve liberdade, exercício da vontade, disposição para aprender humildemente, entrega dos direitos a Deus (família, amigos, filhos, vida, bens etc). Jesus viu a glória de Deus porque nunca negligenciou o que era necessário – Hb 2.9-10. “Se creres, verás a glória de Deus”.

III – Para Crescer na Fé – Lc 9.37-42

A fé cresce quando fazemos o que é necessário. Superar uma situação custosa implica em renascimento e aperfeiçoamento da fé. A fé cresce a medida que eu assumo as verdades, consequências e responsabilidades da minha vida.

É preciso limpar o caminho… vivendo a verdade. Vale a pena renunciar, render-se e Carregar a Cruz. Assim, a fé funciona. Não devemos continuar dando jeitinho, vivendo na hipocrisia (da piedade, da autoconfiança e do legalismo), usar o Evangelho apenas como um comprimido para aliviar dores… e sendo indiferentes a Jesus. É preciso pagar o preço e enfrentar a própria vida. Fugir da verdade é perversidade = mal, transtornar, defeituoso, desvirtuar. A fuga da verdade é atestado de insanidade. Se a verdade dói, então, seguir a Jesus é uma Cruz, porém liberta, restaura, revigora e transforma.

“O que arde Cura”

“Deus não olha para a necessidade… mas para a fé, obediência, santidade, compromisso e disposição para aproveitar as oportunidades”.

O que é necessário para você hoje?

GOD IS GOOD!

Por: Pr. Luiz Gustavo Garcia de Queiroz