Três Razões Porque Devemos Responder Bem a Jesus

Texto Bíblico: Lucas 6.12-16

 

Más respostas podem acarretar prejuízos irreparáveis e gerar complexo de culpa por toda a vida. Devemos evitar respostas irrefletidas, precipitadas, descorteses e negativas. Responder sabiamente é lograr benefícios grandiosos.

Jesus tinha uma abertura espetacular para Deus. Jesus: Carismático, o Senhor, o Mestre, o Excelente… Jesus era o maior e melhor em tudo… Jesus atraia pela palavra, sabedoria, autoridade (intelectual, moral, espiritual) etc.

Jesus é o melhor ser humano que já pisou no chão do globo terrestre. Ninguém conseguirá a profundidade e a capacidade de Jesus na oração e adoração. Jesus veio apresentar aos homens o projeto mais fascinante de vida, logo responder mal ao Senhor é perder o mais valioso tesouro da vida (o Reino de Deus) e mergulhar fundo na crise existencial.

Assim, quem é chamado pelo Senhor deve responder de maneira humilde, consciente, confiante, corajosa, sábia e com muito discernimento, sabendo o que quer e onde quer chegar. O Senhor convida amorosa e compassivamente, mas não pressiona ou manipula resposta positiva, apenas persuade… Paulo disse: “o amor de Deus me constrange”. Os convites formulados pelo Senhor respeitam o livre arbítrio e o pleno exercício da vontade (“Se alguém quiser…”). Todavia, o preço da resposta positiva é menor que o preço da resposta negativa. Quem responde negativamente a Jesus, responde positivamente ao demônio. A maior ingratidão praticada pelo ser humano é responder mal ao Senhor… Jesus recebeu diversas respostas ao chamar colaboradores para o ministério e para salvação… Porém, cada convidado recebeu o justo salário ou recompensa pela resposta dada. Responder bem a Jesus hoje é projetar a vida para um futuro promissor e alvissareiro. Quem responde bem a Jesus pode contar com seu refúgio (na solidão), fortaleza (diante das ameaças dos inimigos visíveis e invisíveis).

Responder bem a Jesus é aceitar o seu único e incomparável plano de salvação, cuidar prazeirosamente das coisas do Senhor e vencer as distrações do mundo… A resposta deve ser sincera, acompanhada de arrependimento e fé, clara, objetiva, definitiva e absolutamente comprometida. Quanto mais mergulharmos em Deus, mais recebemos.

I – Para ser instrumento de bênção

Muitos ouviram, viveram e conviveram com Jesus (tomaram ciência do seu comportamento, modus vivendis, caráter), mas fizeram a opção de não segui-lo; outros seguiram a Jesus deixando: vida, hábitos, redes, pesos, traumas etc. Nem todos responderam bem a Jesus (Judas) -> resposta de traição, deslealdade, negligência, indiferença, lentidão e ingratidão.

Sou o que sou, mas posso crescer, desabrochar, ser cada vez melhor e para isso preciso de fermento na massa, isto é, resposta positiva -> Oração, compromisso, rendição, dedicação, esforço, perseverança, santificação, fidelidade etc. Assim, posso reproduzir as atitudes de Jesus -> adorador atraente, bem-humorado, amoroso, equilibrado, abençoado e abençoador.

II – Para não ser escravo das circunstâncias adversas

Jesus se recusava a ser escravo do desânimo, preguiça, descontentamento, sonolência, insatisfação crônica, rejeição (por negligência, traição, deslealdade e abusos físicos e emocionais), tristeza, impaciência, ressentimento, insegurança, timidez, medo e ansiedade. Jesus sempre viveu equilibradamente nos extremos da vida…

III – Para ser depositário do propósito de Deus

Jesus como depositário do propósito de Deus ama aquilo que é odiado, massacrado, humilhado, despedaçado. Ele vai aos lugares mais toscos. Jesus é o lixeiro divino – não é que Jesus gosta do errado, do ruim, do estragado. Jesus ajuntou todas as misérias e lixos humanos e cravou-os na Cruz (“pelas suas pisaduras somos sarados”). Limpamos a caixa de gordura de nossa casa, simplesmente, porque amamos a limpeza. Como depositários do propósito de Deus: Não temos saudade do muno, vestimos a camisa e priorizamos o Reino de Deus, desejamos e lutamos proficuamente pela instalação do Reino de Deus, entendemos o propósito de Deus e somos parceiros dEle em tudo…

O maior chamado que existe… é chamado para a salvação…

É altamente recompensador responder positivamente ao Senhor, tanto para a vida presente como para vida vindoura.

Por: Pr. Luiz Gustavo Garcia de Queiroz

Assembleia de Deus Ágape do Brasil