Um dos meios muito atacados por Satanás na Igreja é o louvor. Satanás tem como seus principais inimigos aqueles que louvam o Senhor em espírito e em verdade. O louvor liberta os cativos (Atos 16.25-26) e por meio do louvor podemos conhecer a verdade em Cristo Jesus, porque o Espírito Santo se faz presente e habita em nosso meio. Deus habita no meio dos louvores (Sl 22.3) e fomos criados para render-lhe louvor e adoração. Para que o nosso louvor agrade a Deus, é preciso ofertá-lo em espírito, mas com entendimento (I Cor 14.15); com toda alma (Sl 104.35); com retidão de coração (Sl119.7); com regozijo, alegria constante (Sl 7l.6) e nas horas de aflição e angústia (At 16.25), pois é quando o espírito do homem expressa-se mais intensamente.
Para continuarmos a falar sobre louvor é preciso saber o que é adoração, pois louvor é fruto de adoração. Como conceito geral, a palavra “adorar” vem do latim adorare, significando render culto, reverenciar, venerar, amar extremosamente (Dt 6.5; Mc 12.30). O coração é o responsável pelo bombardeamento de sangue no corpo humano. Da mesma forma, por meio da consciência, devemos bombear o amor constantemente por todo nosso ser, porque sem ele não podemos viver. A alma nos fala de emoção, sensibilidade, afeto, paixão. Assim, o amor tem que ser emocionante e sensível para com Deus.
Se amarmos o Senhor como ensinam as Escrituras, nossa adoração será produto de um verdadeiro sentimento inexaurível, pois estaremos prostrando ante o amante de nossas almas tudo aquilo que somos e temos – isso é adoração.
Louvar
Biblicamente falando, há várias palavras hebraicas e gregas que expressam esse assunto. O termo hebraico mais comum é halal, que significa “fazer barulho”. Nesse caso, os sons proferidos pelas pessoas envolvidas como parte da adoração ao Senhor. Outra palavra hebraica é yada, associada a movimentos corporais que exprimem o louvor. Zamar, também hebraica, indicava o louvor expresso mediante cânticos ou instrumentos musicais. No Novo Testamento a palavra mais comum é eucharistéo, que literalmente significa “agradecer”. Além disso, há também a palavra grega eulogéo, “abençoar, bendizer”. Como também: magnificar, aprovar, honrar, glorificar, oferecer ações de graças, elogiar, adorar, aclamar.
Contudo, atualmente, o louvor está inteiramente ligado a “cantar” e esta, sem dúvida, tem sido a forma mais usada de adorar a Deus nas Igrejas.
VISÃO
Adorar, louvar e servir ao Senhor e à Igreja local por intermédio da música.
MISSÃO
Suprir toda e qualquer necessidade da Igreja Assembleia de Deus Ágape na área de música, bem como conduzir as pessoas no louvor e adoração.