Ministério Diaconal

Significado do termo: a palavra diaconia é originária do vocábulo grego diákonos e significa, etimologicamente: ajudante, servidor.  W. C. Taylor, no Dicionário do Novo Testamento Grego, oferece a seguinte definição de diácono: garçom, servo e administrador. Na Grécia clássica, Diácono era o encarregado de levar as iguarias à mesa e manter sempre satisfeitos os convivas. Na Septuaginta, eram os servos chamados de diáconos, porém não desfrutavam da dignidade de que usufruíram seus homônimos do Novo Testamento (NT), nem eram incumbidos de exercer a tarefa básica destes: socorrer os pobres e necessitados. Não passavam de meros serviçais. Aos olhos judaicos, era esse um cargo nada honroso. A palavra diácono aparece cerca de trinta vezes no NT.  É uma sublime função que passou a existir na Igreja Primitiva a partir do Livro de Atos, Capítulo 6.

Visão: ser um ministério que serve na casa do Senhor na plenitude do Espírito Santo.

Missão:

– servir bem e com excelência, auxiliando o ministério pastoral;

– assessorar a Igreja em diversos aspectos do seu trabalho;

– prestar um serviço incondicional e amoroso a Deus, a sua Igreja e à comunidade em geral.

Respaldo bíblico:

– At 6.2, 3; I Tm 3.8-13; Col 3.23, 24.