TEMA: A VERDADEIRA SABEDORIA

TEXTO BÍBLICO: Provérbios 24.3

A sabedoria de Deus dá ao cristão a orientação necessária para sua vida.

Deus outorga aos nascidos de novo um Espírito de sabedoria. O mundo está cheio de conhecimento, muita tecnologia e informação instantânea. Mas por que será que ao lado de tudo isso há tanta ignorância associada à violência, agressões, assaltos, corrupção e tantos outros males?

Fatos incontestáveis provam que o homem retroagiu na proporção inversa do progresso técnico e científico. A Bíblia diz: “Por se multiplicar a iniquidade o amor se esfriaria de quase todos” (Mt 24.13). Conhecimento é diferente de sabedoria. Conhecimento se adquire (teórico), a sabedoria é um dom de Deus (prática).

I. A sabedoria deve ser procurada com o esforço e diligência de quem procura um tesouro – Pv 2.6-10.

A. Jesus Cristo é a fonte inesgotável de sabedoria, onde todo crente deve beber – Col 2.2, 3. O apóstolo Paulo, educado na famosa e culta Éfeso, discípulo do sábio Gamaliel, só se tornou realmente sábio quando frequentou a escola de Jesus. Absorveu todos os Seus ensinamentos, tornando-se num dos mais eficientes servos de Deus na terra. Os crentes de Roma tornaram-se sábios no bem, aprendendo na escola de Jesus – Rm 16.9. É indesculpável o crente que não tem sabedoria, porque assim nos ensina a Palavra de Deus – Tg 1.5.

B. A sabedoria é uma reserva para os retos de coração – Pv 2.7.

II. Evidências da verdadeira sabedoria – Pv 4.5, 6.

A. No trabalho ou ocupação profissional – Pv 28.5. Todo cristão realmente sábio constitui a Deus como sócio nos seus negócios. Os bons conselhos que Ele dá aos crentes garantem o sucesso de qualquer empresa honesta. Sem os Seus conselhos todo projeto fracassará – Pv 15.22.

O sócio de Deus precisará ter muito cuidado porque Ele não admite a injustiça – Am 8.4-6; Mq 6.8-12.

Quando recebe Sua orientação e obedece, o sócio de Deus se livra de grandes prejuízos.

Ilustração: Um comerciante inglês, crente, tinha um sócio descrente. Um dia seu sócio lhe comunicou e solicitou que participasse de um grande negócio de algodão, objetivando grande lucro. O crente ponderou: “Vou consultar o meu Senhor; o que Ele me responder, eu direi”. “Quem é esse senhor”? – retorquiu o interessado.

“Meu senhor é Deus; eu nada faço sem consultá-lo”. “Ora, você está enganado; Deus não sabe nada acerca de algodão; vamos ganhar o negócio”.

Após, a resposta do crente foi taxativa: “Deus me respondeu que não devo fazer o negócio”.

O outro, ouvindo isto retirou-se triste e nervoso. No dia subsequente receberam um aviso que o algodão sofrera grande baixa. Portanto, se tivessem feito o negócio teriam sofrido grande prejuízo.

O crente comentou com o sócio: “Veja, meu amigo, Deus nos livrou de um grande prejuízo e você disse que Ele não entende de algodão”.

B. Na igreja, nas soluções dos problemas e em todas as relações interpessoais. A igreja é uma organização espiritual, porém composta de seres humanos. Por conseguinte, surgem problemas que só com a sabedoria divina se resolvem. Salomão quando teve diante de si oportunidade para pedir o que quisesse, não tergiversou, mas pediu sabedoria. Salomão não teria sido tão bem sucedido, como foi, se não tivesse operado nele a sabedoria de Deus. Os conflitos da vida só terão soluções que edificam se os cristãos, em geral, buscarem de Deus Sua sabedoria. Os dons espirituais postos na igreja para edificação só darão realmente bons resultados e atingirão os fins para os quais foram instituídos se forem operados com sabedoria. Entre eles, encontra-se o dom de sabedoria, que deve ser buscado diligentemente.

C. No lar. Para se manter um nível moral e espiritual equilibrado no lar, necessário se faz buscar a sabedoria do alto. As gritarias e lamúrias não levam a nenhum fim feliz. Os pais deveriam pedir a Deus não somente o pão de cada dia, mas, também, a sabedoria para cada dia, isto é, fazer aquela sem esquecer esta. Pois, não apenas de pão vive o menino, o filho.

II. Os sábios segundo o mundo e os sábios segundo Deus – Pv 26.12; 3.7.

A. A sabedoria segundo o homem ensoberbece, envaidece e afasta de Deus; é maligna – Tg 3.13-16.

1. Há os que se gabam de sua sabedoria em roubar, matar, enganar e, até mesmo, hostilizar, ridicularizar, ferir a imagem dos filhos de Deus e contestar a Bíblia.

2. A sabedoria que se afasta da graça de Deus é loucura – Rm 2.17-20.

B. A sabedoria dos filhos das trevas, às vezes, confunde – Lc 16.8.

C. Pelas obras se justifica a sabedoria – Mt 11.19.

D. A sabedoria segundo Deus edifica, honra, é temente. Deus a tornou louca – I Cor 1.20.

1. A sabedoria segundo Deus visa um fim proveitoso.

2. A sabedoria divina acompanha a humildade – Pv 14.6.

3. Cristo é a sabedoria de Deus – I Cor 1.24, 30.

4. A sabedoria de Deus é humilde e prudente – Ef 1.8.

III. Passos para se receber a sabedoria divina:

– buscá-la na fonte: Deus (I Sm 2.3; I Rs 4.29; Jó 12.13; Pv 2.6; 3.19);
e temer a Deus (Tg 1.5).

Principalmente aqueles que desempenham cargos ou funções na igreja precisam buscar sabedoria de Deus. Foi uma das exigências dos apóstolos para aqueles que deviam ocupar-se do diaconato – At 6.3, 10.

Conclusão

Peçamos a Deus que nos dê sabedoria, pois ela é a maior necessidade de nossas vidas espirituais. Isso porque o crente sábio é ciente de que deve ter bom testemunho – Col 4.5.

O crente sábio compreende que não pode viver sem o poder de Deus, sem a fé, sem compromisso, sem congregar, sem orar, sem estudar a Palavra de Deus, sem alianças, sem princípios, sem respeito aos direitos do próximo, sem estabelecimento de deveres para desfrutar de relacionamentos saudáveis e equilibrados.

Cristo Jesus cresceu em estatura, graça e sabedoria.

Cresçamos também. Amém!

Por: Pr. Luiz Gustavo G. de Queiroz