Autoridade Espiritual

TEXTO BÍBLICO: Lc 10.17-19; II Cor 10.4-5

Uma das maiores virtudes na vida Cristã é a autoridade espiritual; ela faz-se necessária quando oramos, pregamos, louvamos, adoramos e combatemos os inimigos do Reino de Deus… ter autoridade espiritual é estar credenciado, avalizado e legalmente investido de condições para agir, decidir, escolher e fazer.

Qualquer ministério e/ou função no Corpo de Cristo exige autoridade. Vejamos como receber autoridade e exercê-la.

O que é, pois, autoridade? É ter poder, credibilidade, direito de agir etc.

1 – A Nossa Autoridade Cristã (Lc 10.17-19)

1.1 – Jesus delegou sua autoridade:

1.1.1 – O poder de Seu Nome -> identificação com Cristo…

1.1.2 – O compromisso de quem tem autoridade – vs 20 – Vida em Cristo

2 – Necessidade da Autoridade Espiritual:

2.1 – As falácias e os sofismas (falsas ideias) que os demônios promovem dentro e fora da igreja para desunir, desequilibrar, desanimar, impedir o crescimento, estagnar o fluxo da graça de Deus:

2.1.1 – Nós fomos chamados para desfazer as obras do diabo em Cristo.

3 – Autoridade e Disciplina na Vida Espiritual:

3.1 – Fator de Credibilidade nos céus, na terra e no inferno: vida de renúncia ao pecado (carne), de Comunhão com Deus e com os irmãos (família de Deus) – Deus só opera na unidade do Seu povo – de crescimento em Cristo (jejum, oração e vida de meditação na Palavra de Deus).

*O demônio respeita o crente comprometido e consciente.

4 – Como Receber Autoridade Espiritual:

4.1 – Ser discípulo de Jesus -> nascer de novo…

4.2 – Fazer o que Lhe é agradável – promover o “orgulho e a felicidade nos céus” – o exemplo de Jó, Estevão, Paulo, João, Daniel.

5 – A Extensão da Nossa Autoridade – Lc 10.18-19; II Cor 10.4-5.

5.1 – Destruir o império satânico – Lc 10.18

5.2 – Saquear, desmoralizar e sair incólume (são e salvo) na guerra espiritual – vs 19.

5.3 – Desfazer sofismas satânicos (falsas ideias, argumentos maldosos, perniciosos, maquiavélicos, diabólicos). Não devemos dar ouvido às seborreias, baboseiras e conversas fiadas. Este é o método satânico pós-modernista.

5.4 – Fazer a ruína nas fortalezas satânicas – Inveja, maledicências, blasfêmia, cobiça, contendas, desprezo pelos justos, maldades, desobediência, bebedeiras, rivalidades ciumentas, ciúme, acusações falsas, ódio, inimizade, ser cabeça dura, heresias, idolatria, hipocrisia, egoísmo, malícia, calúnia, orgulho, traição, incredulidade, quebra de promessas, profanidade.

5.5 – Levar cativo e prisioneiro todo pensamento à autoridade de Cristo – vs 5.

Conclusão:

Precisamos saber quem somos e porque somos;

As hostes espirituais precisam saber nossa boa fama – ex : os filhos de Ceva – At 19.

Autoridade é ser desafiado para vencer -> temor e propósito.

“Exercitar (com fé, humildade, dependência, ousadia e coragem) a autoridade espiritual é promover a felicidade no céu”

Se Deus fica descontente com os filhos que não crescem, logicamente alegra-se com os filhos bem-sucedidos. Os anjos fazem festa no céu quando um pecador se arrepende. A volta do filho pródigo gerou felicidade no coração do Pai.

O comportamento exemplar de Jó produziu contentamento no Senhor. O Pai manifestou orgulho pelo seu Filho Jesus (Jesus usou Sua autoridade espiritual para vencer as provocações, possessões e sutilezas do inferno. Ministrar com autoridade e morrer como cordeiro). Israel fracassou diversas vezes pelo fato de promover profundo descontentamento no Senhor. É preciso exercitar a autoridade espiritual para auferir vitórias fragorosas. A conquista dos lugares altos na vida cristã depende, inquestionavelmente, do exercício da autoridade espiritual, haja vista que temos muitos inimigos  a serem desbaratados…

Por: Pr. Luiz Gustavo Garcia de Queiroz