Avivamento, uma Santa Ambição

Texto Bíblico: 2 Reis 2.9-11

Introdução: O grito por um reavivamento espiritual em nossos dias tem atingido proporções importantes no segmento evangélico brasileiro.

Nosso mundo caracterizado pela proliferação de falsas religiões, surgimento de falsos profetas, iniquidade crescente, imoralidade e ódio, negação da verdadeira fé cristã, disseminação de fábulas, recusa dos homens em dar ouvidos à verdade precisa ser tocado por cristãos que sejam cheios do Espírito Santo, guiados e capacitados por Ele.

1. Causas específicas do esfriamento espiritual;

1.1 – Práticas pecaminosas (GL 5.16, 19-21/ MT 24.12)

*Avivamento não combina com pecado;

*Libertação da lei do pecado – primeira condição de uma vida abundante (RM 6.12,14,22)

1.2 – Formalismo religioso – (HB 10. 3-9, 15, 16)

*Adoração a Deus apenas exterior -> os lábios louvam, mas o coração longe.

1.3 – Ausência da Palavra de Deus (MT 22.29/OS 4.6)

*Qualquer experiência pessoal não deve confrontar a Palavra de Deus.

1.4 – Abandono da Oração (IS 55.6/ MT 26.40-41)

*Vida sem oração é vida vazia e sem graça.

2. Consequências gerais do esfriamento espiritual:

2.1 – Moralmente

*Falta de temor, licenciosidade;

*Consciência cauterizada e liberalismo.

2.2 – Emocionalmente

*Sentimento de vazio;

*Desesperança e frustração.

2.3 – Socialmente

*Avareza e egoísmo;

*Indiferença com o próximo.

2.4 – Espiritualmente

*Desinteresse pelos cultos e reuniões;

*Falta de amor às almas perdidas.

*Confusão e falta de direção na vida com Deus e seu propósito.

*Ausência da vontade de Deus.

3. A Necessidade de Avivamento: O avivamento não é um movimento raro e inédito. Sempre houve avivamentos entre o povo de Deus. Eles são necessários para que uma vida espiritual abundante seja cultivada. Só no Velho Testamento podemos encontrar nada menos que nove movimentos de renovação. No reino de Asa, no reinado de Jeú, pelo sacerdote Jeoiada, no reinado de Josafá etc. Esses movimentos foram necessários na história de Israel: por causa do afastamento da lei, por causa de pecado e omissão, por causa da mistura de costumes, pela falta de sinceridade religiosa prática, por causa da idolatria e por causa do desprezo à Palavra dos profetas.

O Avivamento é precedido por crise (moral, religiosa, espiritual e social). É uma intervenção pessoal de Deus na história para  imprimir-lhe novos rumos. A necessidade de avivamento se dá também pelo fato de Deus saber que os homens estão irreversivelmente irreconciliáveis com Ele (Deus estabelece nova oportunidade de restauração, a cada avivamento Deus estabelece alianças).

4. As motivações do avivamento

4.1 – Insatisfação de uma alma sequiosa (SL 42);

4.2 – Convicção profunda de pecados (IS 6.3/ LC 5.8/ JÓ 42.6) Precisamos enxergar o pecado tal como ele é;

4.3 – A prática da Palavra de Deus: o desejo de tornar a revelação escrita numa revelação experiencial.

5. Os Fundamentos do Avivamento:

5.1 – Teontológico: É de natureza celestial (não vem das emoções humanas, dos caprichos humanos, da influência pessoal, da posição social, dos movimentos, das organizações, da eloquência. Vem do alto). Somente o Espírito Santo pode fazê-lo (ZC 4.6) É obra direta do Espírito Santo no coração do crente. “O vento sopra onde quer”.

5.2 – Escatológico: Está previsto nas Escrituras um poderoso avivamento para o tempo do fim. Um avivamento que irromperá com características especiais, reimplantado a teocracia na comunidade evangélica, induzindo homens e mulheres a glorificarem altissonantemente o nome trino do Deus triuno e verdadeiro.

5.3 – Cristocêntrico: Teve como forma a ressurreição e a ascensão de Cristo – porque confirma a obra de Jesus e dá continuidade ao projeto dEle para Terra (que todos o conheçam como o enviado do Pai).

6. Os resultados do Avivamento:

6.1 – Enchimento do Espírito Santo, temor e confissão dos pecados (SL 32.5/ AT 2.43).

6.2 – Comunhão, unidade e alegria (AT 2.44-47).

6.3 – Poder para testemunhar de Cristo, para operação de maravilhas, manifestação dos dons espirituais.

6.4 – Há firmeza na Palavra de Deus, há liberalidade na contribuição, há busca da santificação, há um despertamento do amor.

6.5 – A igreja experimenta um significativo crescimento (qualitativo e quantitativo).

Conclusão: O avivamento é a alma, o projeto a essência e a razão da existência da igreja. Sem avivamento a igreja não tem razão de existir e representar dignamente o seu mestre neste mundo. Devemos saber essencialmente:

• Que o poder de Deus em nós é quem faz a diferença;
  • Que o poder de Deus quem qualifica, capacita e realiza as proezas dEle;
  • Que o avivamento queima o orgulho humano, reduz a cinzas a vaidade e a soberba e institucionaliza a adoração ao único, incomparável e verdadeiro Deus.

POR: Pr. Luiz Gustavo Garcia de Queiroz