Manter a Fé Viva, Um Desafio do Século XXI

Texto Bíblico: Lucas 18.8

O materialismo é endeusado e impera no mundo pós-moderno. O homem pós-modernista é estimulado e até pressionado a trabalhar a vida apenas em termos de pensamentos lógicos-racionais. Deus, fé e tudo que se refere a Ele deve ser afastado da sociedade pós-moderna. Consequentemente, trabalhar a vida em termos de fé é coisa de gente fraca e limitada… “O homem vive para trabalhar, trabalhar para comprar e possuir, comprar e possuir para divertir-se, divertir-se para descansar do trabalho…” E assim começa tudo de novo. A fé constitui-se em inimiga numero um da “diversão”, porém, a diversão sadia e o descanso fazem parte da vida equilibrada e feliz. Não podemos vilipendiar Deus e a vida de fé. Não podemos negar a Deus a primazia em todos os aspectos de nossa vida, haja vista que tudo que não é eterno é eternamente inútil. Tudo passa, tudo passará. O homem foi criado e codificado para a eternidade. Excluir Deus e a vida de fé de nossa existência gera crise existencial de larga escala. Como manter a fé viva e debelar seus inimigos?

I – Disposição Para Buscar a Deus

Não devemos permitir que os cuidados desta vida sufoquem a sede de Deus. Davi disse: “A minha alma tem sede de Deus” (Sl 42.2). Temos de convir que tudo começou com Deus e nele encontra seu propósito. O Homem, por mais capaz e desenvolvido que seja, nunca conseguiu criar uma mosca sequer. A fé é o único meio de aproximar-se, buscar e manter comunhão com Deus. A Bíblia diz: “Sem fé é impossível agradar a Deus”.

A separação de Deus resulta em morte espiritual. Morto não tem vontade, não reage ao amor, não possui disposição e nem iniciativa. Podemos e devemos escolher buscar a Deus e manter a fé viva, forte, vitoriosa e crescente.

II – Fazer Um Acordo Com os Ouvidos

Ouvir tudo, filtrar as verborreias, as baboseiras, as conversas fiadas, rejeitar veementemente todo o processo de desconstrução da fé e guardar só o que é bom e agregador de valores à vida. É preciso vigilância continua para não cair nos laços das vozes envolventes, galanteadoras e convincentes, porém, mortíferas. A única voz digna de todo crédito é a doce, verdadeira e suave voz do Espírito Santo… Todas as vozes contrárias à voz do Espírito Santo devem ser destruídas. Isto só pode ocorrer mediante um acordo inegociável com os ouvidos. Desta forma, a fé como escudo da vida será mantida e preservada. Vencer a geração incrédula é possível!

III – Cuidado Com a Sedução do Mundo

O sistema vigente criado, apoiado e sustentado por satanás está preparado para cegar, conquistar e aprisionar por meio de todos os seus programas altamente sedutores. A Bíblia diz: “Há caminho que para o homem parece bom, mas o fim dele é a morte”. Pessoas de todos os segmentos da sociedade podem se tornar escravas das seduções do mundo. Jesus disse: “O mundo jaz no maligno”.

Cuidado com os agentes promotores das seduções mundanas… A vida não é só divertimento, sensações e adrenalinas. Deus tem um propósito fascinante e infrustrável para cada ser humano. Você foi pensado e confeccionado por Deus para “o louvor da Sua Glória”. Deus criou e codificou você para a eternidade. A eternidade foi uma escolha de Deus e nunca do homem. A verdadeira vida é Jesus! Vamos viver essa vida e manter a fé viva!

CONCLUSÃO

Fé é a confiança absoluta em Deus que possibilita aceitar como verdadeiro tudo o que parte dEle. A fé é essencial à vida cristã normal (Rm 1.17), essencial como meio de uma vida frutífera (2 Pedro 1.5-7).

Pela fé recebemos o Cristo do Evangelho (João 1.12), damos crédito à Palavra de Deus (João 5.24), confiamos em Deus (2 Crônicas 20.20), temos certeza do poder de Deus para cumprir a Sua palavra (Jeremias 32.17), temos certeza da resposta de Deus segundo prometida em Sua Palavra (I João 5.14-15). A Fé poderá ser extinta mediante o afastamento da origem e causa dela, a falta de seu exercício, o desvio para doutrinas errôneas, a negação de Jesus, a falha na santificação -> é através da santificação que somos lapidados para que a glória do Senhor se veja em nós.

A Santificação é um processo de crescimento contínuo e constante pela qual o Espírito Santo vai afirmando em nossas emoções, temperamentos, comportamentos, caráter e vida até que sejamos tomados da plenitude de Deus (Efésios 3.19). Por outro lado, a fé pode ser desenvolvida por meio da oração (Lucas 17.5), trabalho cristão (I Tessalonicenses 1. 3,8), pelo conhecimento (I Pedro 1.5-7), amor (Efésios 6.23), e provação (Tiago 1.3).

Maldita seja a incredulidade! Morra a incredulidade e viva a fé! A fé é o maior patrimônio que um ser humano pode conquistar, manter e preservar para vencer fragorosamente o mundo. Maldito seja todo o processo de desconstrução da fé!

“Tudo podemos naquele que nos fortalece!”

Deus lhe abençoe!

Por: Pr. Luiz Gustavo Garcia de Queiroz