VOCÊ ESTÁ CONVIDADO A SER FELIZ

TEXTO BÍBLICO: Filipenses 1.20-22

Ser feliz é não ter vergonha de viver feliz.

Felicidade é igual a equilíbrio. Quem é feliz é livre de comportamentos irados, amargurados, irritadiços, invejosos, murmuradores, falsos, maldosos, preconceituosos, discriminatórios, intolerantes, etc.

Priorizar o que é bom é encontrar o caminho do equilíbrio (churrasco  x  salada; refrigerantes  x sucos naturais, etc.). Ser feliz é ter todas as necessidades atendidas? O que dizer de quem tem pouco ou nada e é feliz? Ter não traz felicidade; apenas ajuda. A felicidade é mais do que ter alguma coisa. A felicidade não consiste em grandes realizações. Porém, é natural o estar fazendo – sempre dando o passo seguinte. Felicidade é mais do que fazer… tem a ver com a descoberta do ser, com a simplicidade.

Adão vivia num paraíso e nada o incomodava. Adão era simples, feliz e não tinha problema de medo (medo de não ser, não estar e não ter).

A projeção de um futuro promissor, alvissareiro e feliz exige:

– cuidado com a fala: o jovem possui toda potencialidade para conquistar coisas; não felicidade. Eu posso falar coisas boas que não existem agora, mas que poderão acontecer. O universo conspira a seu favor ao usar bem as palavras. Desejos puros, límpidos e saudáveis fazem Deus agir (Sl 37. 4). O cristão vive na dimensão teoestima (estima de Deus em nós). Por isso, “Mil cairão ao teu lado… Mas tu não serás atingido”. O coração não pode ser escravo dos desejos. Não se deve colocar o coração em coisas ou pessoas (os amigos são íntimos e confiáveis, mas não são perfeitos), a despeito da possibilidade de frustração. Alguém revela quem é quando fala… É preciso ser ungido, educado e equilibrado na fala;

– cuidado com o pensamento: é preciso saber escolher entre o bom e o gostoso. Fique sem férias, mas pague as dívidas. No presente o que alguém pensa define o que faz. Cuidado com o pensamento. Pensar grande pode levar a grandes conquistas e vice e versa (Fl 4.8). É preciso acreditar que as necessidades serão supridas. Atrair o futuro promissor é ser perseverante agora. Também é preciso seguir o pensamento de Deus, crendo que tudo vai dar certo, vai acontecer (respeitando a vontade de Deus). A fé em Cristo torna real aquilo que eu não estou vendo (o milagre da multiplicação dos pães). Veja com os olhos de Jesus e atente para as Suas alternativas.

Nunca tente explicar; acredite (“Não temas; crê somente”). Pensar bem e saudavelmente atrai milagre. Deus não vai desapontar e frustrar você; e

– cuidado com o sentimento: coração  x  razão. A paixão é efêmera, acaba logo. Amor é uma conjunção de realidade emocional-psíquica. A emoção é o tempero, mas não é o prato principal. Cuidado com a emoção circunstancial. Vale a pena ser criterioso (mente sadia) e sóbrio (autocontrole, equilíbrio). Amor leva ao conteúdo, à profundidade; emoção pode levar à superficialidade, banalidade, futilidade. Cultive sentimentos que apontam desejos de adoração, consagração, obediência, santificação, cortesia, gentileza, comunhão, perdão, etc. Está difícil, adore…. Tudo vai dar certo no projeto de Deus. Sl 37.5 – Não é fácil entregar, porque nós queremos segurar.

Você é um autocrata (soberano, absoluto, independente). É isto que significa a palavra contente no grego. Paulo aprendeu a “viver contente em toda e qualquer situação”, porque Cristo lhe fortalecia. Você, com a graça de Cristo, pode administrar bem as situações, manter e preservar a felicidade, uma vez que ela independe das circunstâncias, pessoas, coisas ou lugares. Se esforce para viver contente com tudo que Deus lhe der.


Conclusão

Em que consiste a felicidade? Certamente não é algo do ter e fazer, mas do ser. Todavia, quando se atinge esse nível do ser pessoa, ser gente, ser humano, ser servo, ser filho e cidadão dos céus a felicidade é descoberta. A relação felicidade – equilíbrio emocional se completa e se harmoniza numa vida abençoada. A felicidade é uma consciência perfeita de que eu sou gente…

Supere a aflição, a angústia e a ansiedade lançando-as sobre o Senhor. Chute o desequilíbrio para bem longe (não grite, não esmoreça, não perca a esportiva, não se deixe aprisionar pela masmorra do desespero ou pela corrente do medo; não se deixe subjugar pela ansiedade ou tristeza aguda). Confie na soberania de Deus, espere pela Sua justiça e acredite nos milagres de Jesus. Não se desespere antes de esperar. A felicidade produzida pela presença do Espírito Santo e pela Palavra de Deus elimina o desequilíbrio. Você pode ser feliz!

Por: Pr. Luiz Gustavo G. de Queiroz